quarta-feira, 16 de abril de 2008

Educação Patrimonial para professores multiplicadores

Cartilha de Educação Patrimonial do Núcleo Tocantinense de Arqueologia "O segredo da pré-história na região Norte da Tocantins"

A presente cartilha constitui uma divulgação parcial dos resultados da pesquisa arqueológica realizada entre os municípios de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Darcinópolis, todos localizados na região norte do estado do Tocantins e tem como proposta apresentar através de registros fotográficos, alguns objetos da cultura material pré-histórica, encontrados pelo programa SALTFENS no trecho de servidão da Ferrovia Norte/Sul; bem como apresentar algumas terminologias específicas e explicar alguns procedimentos metodológicos do salvamento arqueológico, na perspectiva de informar o leitor e ao público estudantil que desconhece a importância e o significado da arqueologia.
A pesquisa compõe também uma entre as medidas tomadas pela VALEC, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte/Sul, com a finalidade de amenizar os impactos negativos provocados no solo. Objetiva um retorno social, através do salvamento dos artefatos coletados, das informações levantadas e do conhecimento favorecido sobre o patrimônio arqueológico daquele contexto regional.
Caracteriza, entre outros pontos, apresentar parte do resgate da cultura material pré-histórica da região Norte do Tocantins, do levantamento, da busca e da compreensão de diferentes manifestações contidas no meio ambiente e conseqüentemente demonstrar para a população, através do material coletado, a importância da preservação do “patrimônio” que constituem redes de símbolos de domínio público e referências dos antepassados, pertencentes à própria população atual, objetiva assim, a promoção de valores identitários.
O processo de humanização e a consecução da humanidade são imensamente mais velhos e mais fundamentais do que a prática da agricultura ou a capacidade de ler ou escrever. A Pré-História não é simplesmente algo pelo qual os seres humanos passaram há muito tempo: a Pré-História é uma divisão do tempo que, adequadamente compreendida, permite-nos ver uma situação contemporânea numa perspectiva mais válida. A Arqueologia possibilita examinar e apreciar as realizações da raça humana, permite compreender os traços da cultura humana e da evolução do ambiente geográfico de sociedades passadas, cuja sobrevivência, há centenas de milhares de anos, deveu-se fundamentalmente à uma capacidade de produzir fogo e modelar rústicos artefatos de pedra, como instrumentos de trabalho ou armas de caçar, técnicas primitivas estas, que abriram caminhos para as civilizações e as bases da evolução científica e tecnológica dos tempos modernos.
As origens pré-históricas da humanidade têm sido assunto de permanente fascinação e motivação, dentre os assuntos que provocam o despertar da curiosidade humana, encontra-se o interesse do homem pelas suas próprias origens pré-históricas.
Em razão da pouca divulgação que se faz da Arqueologia entre o grande público é que muitos não têm uma visão clara do passado da própria região onde vive. As pesquisas arqueológicas no Estado do Tocantins têm permitido um melhor entendimento das lacunas de nosso conhecimento sobre as sociedades no passado e têm revelado a presença de povos, há mais de 10 mil anos neste território.

Antonia Custódia Pedreira

Nenhum comentário: